quarta-feira, 26 de maio de 2010

Deve & Haver

O discurso da verdade

por Alexandre Azevedo Pinto*

O primeiro-ministro e seu Governo mudaram de discurso ao longo destas duas semanas. O discurso do primeiro-ministro mudou de agulha, o que até então era branco passou a ser preto e o que era preto passou a ser branco. O que terá feito mudar a cabeça de José Sócrates? A pressão dos banqueiros? A pressão de Sarkosy e da Europa do Euro? A Crise Grega e o FMI? A pressão das agências de rating e dos mercados credores com títulos da nossa dívida pública? A verdade fria dos números ditados pelas estatísticas da dívida e do desemprego? A oportunidade da própria mudança à boleia da visita Papal e da vitória do Benfica no campeonato? A disponibilidade da oposição, leia-se do PSD de Passos Coelho, para coabitação estratégica? A resposta mais acertada poderia ser uma média ponderada de todos estes factores?

O que é um facto é que o primeiro-ministro mudou de opinião e da mesma forma, eloquente, que antes afirmava “branco” afirma agora “preto”. Quem por estes dias se tivesse ausentado do país, não sabendo notícias daquilo que por cá se passava, e agora regressasse e ouvisse Sócrates ficaria confuso com tão “paradigmática” mudança de opinião.

Por diversas vezes, deste Setembro do ano passado, aqui fui chamando à atenção para a necessidade do Governo assumir, em definitivo, o discurso da verdade. Uma verdade inconveniente, por certo, dada a catástrofe que a sua mensagem continha, mas a uma verdade que as pessoas tinham o direito de ouvir. Alguns economistas foram alertando a navegação, apesar da total complacência do Banco de Portugal e do seu Governador, Vitor Constâncio, entretanto eleito vice-governador do BCE.

Os dados macroeconómicos no inicio do último trimestre de 2009 eram já tão, ou mais, desfavoráveis para o país, nessa altura, do que aquilo que hoje acontece, quer estivéssemos a falar dos indicadores de crescimento do produto, da taxa de desemprego, do endividamento externo público e privado ou ainda do défice das contas públicas.

O que terá feito Sócrates e o seu Governo adiar o discurso da verdade? Táctica política? Cegueira e incapacidade de compreender o dramatismo da situação?

O discurso do ilusionismo político, tinha assumido um tal grau de exuberância que as palavras do primeiro-ministro José Sócrates suavam sempre à maior das verdades. Pura ficção. Já agora, o caro leitor também se apercebeu da mudança de atitude e do discurso do, ainda, Governador do Banco de Portugal? Ele há coincidências!

*Economista, membro da Comissão Directiva

Sem comentários:

Mudar de políticas? Depende de nós! - Rede de auto-ajuda política

A NOVA ESQUERDA - Movimento para uma Nova Sociedade quer corresponder às necessidades políticas do país e, ao mesmo tempo, ultrapassar as necessidades políticas do país. Isso não se fará de imediato nem através de um golpe de génio. Far-se-á pelo respeito que possamos promover por nós próprios e por aqueles que se disponham a trabalhar connosco.

Não vamos alimentar discussões estéreis e rivalidades pessoais. Vamos, isso sim, recrutar grupos de pessoas que se interessam pela política para que, juntas, possam desenvolver um espaço de criação e afirmação de ideais e de actividades políticas a propor ao país.

A organização descentralizada faz-se por núcleos NE-MNS, que têm um nome - por exemplo, “prisões sem guardas” (que é uma coisa que já existe noutros países) – um responsável para contactos de outros núcleos, da Comissão Directiva ou de outras entidades, e preferencialmente um blog ou outro modo de se dar ao diálogo e a conhecer a quem esteja interessado no assunto.

A NE-MNS dispõe deste blog para servir de plataforma de inter-conhecimento sobre os núcleos, onde estarão listados os núcleos existentes, com os nomes dos respectivos responsáveis (e contactos; caso o desejem) e uma ligação ao espaço próprio onde divulgam as suas discussões e actividades.

Para este blog devem os núcleos canalizar as suas propostas de acção (abaixo-assinado, refeição convívio, manifestação, tomada de posição, etc.) ou as suas actividades de debate. Da solidariedade dos núcleos uns com os outros dependerá o potencial de sucesso das iniciativas de todos e de cada um.

Mas o blog é, de igual modo, espaço para a livre expressão de opiniões e perspectivas pessoais, de contributos necessários à construção e afirmação de uma NOVA ESQUERDA e de novas práticas políticas.

Vamos dar expressão aos nossos desejos, porque ninguém o fará por nós!

Para nos contactar ou enviar sugestões utilize o e-mail bloguenovaesquerda@gmail.com

Arquivo do blogue

Acerca da NOVA ESQUERDA - Movimento para uma Nova Sociedade