segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mudar de políticas? Depende de nós! - Rede de auto-ajuda política

A crise política em Portugal é persistente e sem fim à vista. Os privilégios de alguns, que vêem crescer os seus rendimentos, legais e ilegais, mais do que os seus desejos poderiam imaginar – e mais do que em qualquer outro país da EU – contrastam com a incompetência organizativa e de decisão protagonizada muitas vezes pelos próprios, em nome do rigor, da modernidade e da avaliação de terceiros, como método de amesquinhamento do povo português e pretexto para continuar a reduzir custos à custa dos salários.
Gritam, enquanto se dedicam às malfeitorias, que temos que acreditar para sermos boas claques, como no futebol. Entretêm-nos com o crédito barato vindo de fora, mas não nos dizem quão perto estamos da bancarrota. Explicam-nos que é a nossa comum avidez de consumo que os obriga a eles, para nossa satisfação (queridos!), a endividar o Estado para as próximas gerações.
É verdade que, durante 500 anos, demos novos mundos ao mundo. A civilização ocidental seguiu-nos. Por isso, regressar à Europa é um direito legítimo. Mas para continuar a alimentar uma classe de rapina é que não!
É preciso acabar com os privilégios, para que todos – e não somos demais – possamos contribuir, em liberdade e respeito mútuo, para o bem-estar geral. Se a maioria não quer ver degradado o território – que também pode ser fonte de rendimento, como a costa ou as florestas – há que assumir a luta contra o arbítrio, os abusos, as leis perversas, a iniquidade das práticas políticas e administrativas.
Portugal precisa dos portugueses. E os portugueses também precisam de um Portugal que não os envergonhe. A Nova Esquerda define-se pelo socialismo democrático, mas não pretende impor um grupo de privilegiados aos seus aderentes. Para isso bastam os partidos tradicionais. A Nova Esquerda (NE) é uma forma de auto-ajuda política entre todos, nacionais ou estrangeiros, para que organizem de forma mais eficiente as suas próprias acções e/ou propostas políticas, de qualquer âmbito, e se disponham a partilhar e expandir ideias, desejos e cumplicidades entre os núcleos NE ligados em rede entre si. Contra o estado-a-que-isto-chegou.
Cada grupo de cidadãos que se queira organizar em núcleo da Nova Esquerda (NE) basta para tal inscrever-se no site, com um nome colectivo e a identificação de pelo menos um responsável. Através da rede serão admitidas propostas de acção política próprias de um partido em fase de estruturação e afirmação, a que cada um dos restantes núcleos da NE aderirá ou não conforme entender.
É preciso agir com responsabilidade e liberdade. Estas não se esgotam pelo uso. O inverso é a verdade!

Sem comentários:

Mudar de políticas? Depende de nós! - Rede de auto-ajuda política

A NOVA ESQUERDA - Movimento para uma Nova Sociedade quer corresponder às necessidades políticas do país e, ao mesmo tempo, ultrapassar as necessidades políticas do país. Isso não se fará de imediato nem através de um golpe de génio. Far-se-á pelo respeito que possamos promover por nós próprios e por aqueles que se disponham a trabalhar connosco.

Não vamos alimentar discussões estéreis e rivalidades pessoais. Vamos, isso sim, recrutar grupos de pessoas que se interessam pela política para que, juntas, possam desenvolver um espaço de criação e afirmação de ideais e de actividades políticas a propor ao país.

A organização descentralizada faz-se por núcleos NE-MNS, que têm um nome - por exemplo, “prisões sem guardas” (que é uma coisa que já existe noutros países) – um responsável para contactos de outros núcleos, da Comissão Directiva ou de outras entidades, e preferencialmente um blog ou outro modo de se dar ao diálogo e a conhecer a quem esteja interessado no assunto.

A NE-MNS dispõe deste blog para servir de plataforma de inter-conhecimento sobre os núcleos, onde estarão listados os núcleos existentes, com os nomes dos respectivos responsáveis (e contactos; caso o desejem) e uma ligação ao espaço próprio onde divulgam as suas discussões e actividades.

Para este blog devem os núcleos canalizar as suas propostas de acção (abaixo-assinado, refeição convívio, manifestação, tomada de posição, etc.) ou as suas actividades de debate. Da solidariedade dos núcleos uns com os outros dependerá o potencial de sucesso das iniciativas de todos e de cada um.

Mas o blog é, de igual modo, espaço para a livre expressão de opiniões e perspectivas pessoais, de contributos necessários à construção e afirmação de uma NOVA ESQUERDA e de novas práticas políticas.

Vamos dar expressão aos nossos desejos, porque ninguém o fará por nós!

Para nos contactar ou enviar sugestões utilize o e-mail bloguenovaesquerda@gmail.com

Arquivo do blogue

Acerca da NOVA ESQUERDA - Movimento para uma Nova Sociedade